3 motivos para visitar Itatuba na Paraíba

0
293

Rapel, canoagem, muita cultura e um bistrô que encanta pela delicadeza em cada detalhe da comida até o atendimento

A cidade de Itatuba fica localizada no planalto da Borborema, distante apenas 52 km de Campina Grande e 110 km de João Pessoa. É uma região com muita diversidade histórica e cultural. Ela está inserida na Serra de Bodopitá, que faz parte do Planalto da Borborema, aqui se encontra uma das maiores reservas de minério de ferro do Nordeste. O local é também fonte de pesquisas arqueológicas, possui setes sítios arqueológicos com inscrições rupestres em relevo talhado, atribuídas à pré-história.

Credito: Evandro Pereira

A barragem Argemiro de Figueiredo, mais conhecida como – Acauã localiza-se entre os municípios de Itatuba e Natuba, agreste paraibano, é a quarta barragem em quantidade de água acumulada do estado da Paraíba. A sua importância deve-se ao seu uso pela população ribeirinha que realiza a pesca no açude e no leito do rio perene. Além de servir para prática de diversas atividades esportistas como: canoagem, natação e rapel.

Crédito: Evandro Pereira

Não me contive e resolvi enfrentar o paredão com40 metros de altura fazendo uma escalada que me fez passar por um misto de medo, tentar desistir e realização, nada melhor que superar-se, a sensação é indescritível, o rapel não pode deixar de ser feito, recomendo!

Depois de gastar muita energia em Acauã é hora de fazer uma parada obrigatória no Centro Cultural Mãe da Ternura, que foi construído em 2000. Trata-se de um Complexo Turístico com Igreja, espaço para eventos, hotelaria e restaurante, aqui a comida tem um gostinho caseiro, tão bom, que me fez repetir 2 vezes o prato. Barriga cheia … vamos aproveitar para “baixar o bucho” passeando pelo local.

O Complexo bastante arborizado encanta pela riqueza arquitetônica da Igreja da Misericórdia, Capela dos Hóspedes, Capela das Graças e por um local especial chamado Capela da Escuta, aqui para quem gosta de momentos de autoreflexão é o ambiente perfeito, a vista e o espaço contribuem para esse momento de encontro com você mesmo, sua cabeça sai mais leve e o coração mais aberto para as adversidades da vida.

Crédito: Evandro Pereira

Possui, ainda, um Museu que guarda relíquias da história de Itatuba, e uma biblioteca. No local também existe o segundo Museu de Oratório do Brasil com peças em todos os estilos com santos em madeira. Tem uma galeria de artes que homenageia o artista plástico Itatubense Rodrigues Lima. Ao término do roteiro, que dura em torno de 2 horas, a única sensação que tive foi de tranquilidade e paz, nada melhor para nossa alma, já que vivemos uma rotina tão estressante no nosso dia a dia.

Crédito: Evandro Pereira

E para encerrar o passeio com chave de ouro, nada melhor que visitar o Lucy Bistrô, local gastronômico de referência na cidade que serve café, almoço e jantar além de lanches e espaço para pequenas confraternizações. O ambiente foi inaugurado há um ano a partir do sonho de empreender por parte do empresário Alan Andrade que abriu o negócio na casa dos pais. O estabelecimento leva o nome da mãe dele, que é uma graça de pessoa, juro … dá vontade de trazer para casa; foi inaugurado na data do aniversário dela, confeiteira e casamenteira da cidade. A riqueza de detalhes na apresentação das mesas e das comidas, além, claro, do sabor, são o ponto alto deste momento de degustação afetiva e calorosa do Lucy Bistrô.

Quem quiser conhecer Itabuba pode entrar em contato falando com o condutor local Diego Ferreira (83) 98120. 7839 ou por meio do Instagram (@seturitatuba). Mais informações: https://itatuba.pb.gov.br/historia

MAIS ATRATIVOS PARA VISITAR

Igreja do Rosário – é uma da igreja charmosa da cidade por ser pequena e com detalhes em sua arquitetura com traços do estilo barroco.

Crédito: Evandro Pereira

 

Fica localizada no centro histórico de Itatuba, em frente à Praça Zacarias Dias. Sua construção foi em 1925. Parte de seu piso ainda é original.

Creditos: Evandro Pereira

Casario e cine – Itatuba: são casas seculares que retratam uma cidade tranquila, com a praça arborizada. Nesse cenário se destaca o antigo Cinema Santo Antônio com seus traços na fachada em art déco. O cinema foi criado no ano de 1961 depois da emancipação política da cidade.

Crédito: Evandro Pereira

Igreja Matriz de São Antônio – criada em 1825. Existem algumas curiosidades nela como a “caixinha das almas” que o cristão pode doar um dinheiro a qualquer hora. A abertura da caixinha fica localizada no lado direito da Igreja próxima à porta e o cofre fica por dentro (no seu interior). Outra curiosidade é a existência de anjo em um dos altares, que quando o visitante deposita uma moeda, a imagem agradece balançando a cabeça.

 

Por: Georgina Luna

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui