Pesquisa lançada no começo de abril pela Genial/Quaest, mostra que perfis de políticos bolsonaristas dominam o mundo digital.
Dados do Índice de Popularidade Digital (IPD), extraídos a partir da análise de plataformas como Facebook, Twitter e Instagram, apontam que oito dos dez deputados mais influentes são ‘antiLula’ — o único que figura como pró-governo é André Janones (Avante-MG). No topo da lista, figura o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), parlamentar mais votado em 2022 no país. Já no Senado, o ‘top 10’ é formado inteiramente por parlamentares de oposição.
O levantamento mostra que os deputados e senadores que dominam a popularidade nas redes têm alcance maior, produzem mais conteúdos e são mais curtidos e compartilhados do que os governistas. Entre os assuntos que atingiram um maior número de pessoas, estão episódios polêmicos, como a manifestação debochada de Nikolas durante fala no Dia das Mulheres — ocasião na qual vestiu uma peruca e ironizou a “perda de espaço” de mulheres cis para mulheres trans. Em segundo no ranking, está o escândalo das joias sauditas envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O IPD foi construído a partir de 152 variáveis coletadas nas principais plataformas, entre os dias 2 de fevereiro e 28 de março deste ano.
CONFIRA AS LISTAS ABAIXO:
IPD – Índice de Popularidade Digital (Deputados)
1 – Nikolas Ferreira (PL-MG)
2 – Fábio Teruel (MDB-SP)
3 – André Janones (Avante-MG)
4 – Mauricio Marcon (Podemos-RS)
5 – Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
6 – Tiririca (PL-SP)
7 – André Fernandes (PL-CE)
8 – Bia Kicis (PL-DF)
9 – Gustavo Gayer (PL-DF)
10 – Marcel van Hattem (Novo-RS)
IPD – Índice de Popularidade Digital (Senadores)
1 – Cleitinho (Republicanos-MG)
2 – Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
3 – Sergio Moro (União Brasil-PR)
4 – Romário (PL-RJ)
5 – Magno Malta (PL-ES)
6 – Damares Alves (Republicanos-DF)
7 – Marcos do Val (Podemos-ES)
8 – Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
9 – Rogério Marinho (PL-RN)
10 – Marcos Pontes (PL-SP)
Por: Georgina Luna