O ano de 2022 tem surpreendido pelos quantitativos de chuva em várias regiões da Paraíba. De janeiro a junho, várias localidades já registraram quantitativos pluviométricos acima dos 1.000 milímetros. Embora o período chuvoso já tenha chegado ao fim no Sertão e perdure até o fim deste mês na região leste da Paraíba, todo o estado ainda pode registrar eventos de chuva até o fim do ano, como já ocorreu em diversas ocasiões.
.
Na distribuição espacial das chuvas durante o ano, destacam-se duas regiões do estado: a parte leste, com quantitativos superiores a 1.500 milímetros, e o Alto Sertão, com registros acima dos 1.300 milímetros. Merecem menção, também, as regiões do Brejo, com registros que superam os 1.000 milímetros e Cabaceiras, que registrou até agora 535,1 milímetros, um total mais de 70% superior a média esperada para todo o ano.
.
Por outro lado, as regiões do Seridó, Curimataú e Cariri apresentaram os menores registros de chuva, sendo grande parte dos municípios com totais que se aproximam da média histórica, deve-se registrar. Os menores registros ocorreram nos municípios de Caraúbas, Casserengue, Soledade, Alcantil e Gurjão, todas com registros abaixo dos 300,0 milímetros. Vale ressaltar, também, que os postos pluviométricos dessas localidades podem estar apresentando problemas, visto que se tem conhecimento de períodos chuva acima desses quantitativos em municípios muito próximos.
.
A previsão para os próximos dias é de mais chuva na parte leste do estado, com o avanço de Ondas de Leste, sistema atmosférico mais atuante na região, que pode adentrar o continente até a região da Borborema. Nas outras regiões, tem início o período de estabilidade atmosférica a partir do fim deste mês, que pode durar até dezembro.