Você já usou o seu celular e notou que ele estava esquentando demais? Além de ser incômodo segurar o aparelho desse jeito, o superaquecimento pode afetar o desempenho do smartphone, comprometendo o funcionamento. Mas quais são as causas do aquecimento e o que pode ser feito para evitá-lo? Confira quatro dicas importantes!
O que causa o superaquecimento do celular?
O aquecimento do celular ocorre por conta da liberação de energia do aparelho. Apesar de ser um processo normal, existem fatores que podem colaborar para um superaquecimento do dispositivo. Usar o celular enquanto carrega, por exemplo, pode contribuir para o aumento da temperatura.
Outro ponto que influencia é deixar o smartphone exposto ao calor excessivo ou à luz solar direta. O uso de vários aplicativos pesados ao mesmo tempo pode causar o superaquecimento. Problemas no sistema operacional também podem gerar essa condição.
Dicas para evitar o superaquecimento do celular
Caso perceba que o aparelho esteja muito quente, tente adotar as medidas a seguir:
Não use o celular enquanto está carregando
Durante o carregamento, o dispositivo já está utilizando energia para recarregar a bateria, e realizar outras atividades ao mesmo tempo, como assistir a vídeos ou jogar, exige mais do processador, aumentando a temperatura.
Não deixe muitos aplicativos abertos em segundo plano
Vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, especialmente os pesados, consomem mais energia e, consequentemente, aumentam a temperatura do celular. Fechar os apps que você não está usando no momento pode ajudar a evitar o superaquecimento.
Tire a capinha do celular
Alguns tipos de materiais de capinha podem contribuir ainda mais para o aquecimento do smartphone. Se notar que o aparelho está esquentando, retire o acessório.
Diminua o brilho da tela
Deixar o brilho da tela no máximo, além de gastar mais bateria, também contribui para deixar o celular mais quente. Dessa forma, diminuir a luminosidade ajuda a reduzir o esforço do processador.