Usuários do ChatGPT, um dos chatbots de inteligência artificial (IA) mais populares do mundo, enfrentaram dificuldades para acessar a plataforma na manhã desta terça-feira (4). O problema foi resolvido no início da tarde, segundo comunicado da OpenAI, empresa responsável pela tecnologia.
“Ocorreu uma interrupção importante afetando todos os usuários em todos os planos do ChatGPT. O impacto incluiu todos os serviços relacionados ao ChatGPT. O impacto não incluiu platform.openai.com ou a API. Este incidente começou em 4 de junho às 14h15 GMT [11h15 no horário de Brasília] e foi resolvido em 4 de junho às 17h01 GMT [14h01 em Brasília].”
Em um teste feito pela redação da CNN às 12h desta terça, o ChatGPT não era capaz de responder a comandos. O login e o histórico de interações anteriores com a plataforma também estavam indisponíveis. Além disso, a página do chatbot não carregou completamente.
Usuários da plataforma foram às redes sociais para relatar os problemas.
Ainda pela manhã, o site da OpenAI confirmou que a plataforma estava indisponível para alguns usuários. “Atualmente estamos investigando este problema”, dizia o texto.
Às 14h40, em um segundo teste da CNN, a plataforma havia voltado a funcionar normalmente e a responder aos comandos dos usuários.
Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT funciona como uma conversa com uma inteligência artificial. Na interação, é possível pedir respostas sobre qualquer tema ou solicitar traduções e edições em texto, entre outras atividades.