A escolta de um transformador de energia eólica de grandes dimensões chegou a João Pessoa na madrugada desta quinta-feira (20), após sair da base da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Alhandra, no Litoral Sul da Paraíba. Vídeos nas redes sociais mostram a população comemorando a passagem da carga com música, churrasco e fogos de artifício. Assista ao vídeo abaixo.
Agora, a combinação fez uma parada por volta das 5h, no km 36, da BR-230, nas imediações do Hospital Metropolitano em Santa Rita, na Grande João Pessoa. O trânsito está sendo desviado por via lateral.
A PRF fez uma alteração no cronograma de horários. A operação do transporte que antes começava às 23h e terminava às 4h, agora começa a partir das 22h e encerra às 5h. Segundo o órgão a mudança se fez necessária devida a complexidade da operação.
A escola da supercarga é necessária devido ao tamanho e peso, que exigem que os veículos da especiais transitem no meio das faixas de rolamento em velocidade reduzida. A combinação de veículos possui um Peso Bruto Total (PBT) de 600 toneladas, 113,75 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,45 metros de altura. O transformador em si pesa 250 toneladas e mede 11,24 metros de comprimento, 4,20 metros de largura e 4,59 metros de altura. A velocidade média do comboio será de 7 km/h. Durante o percurso, a PRF implementará pontos de controle e direcionará o fluxo de veículos de passeio para vias locais.
Visando criar-se o menor impacto possível no trânsito nas nossas rodovias, a escolta sempre ocorrerá, neste primeiro momento, das 22h às 05h da manhã do dia seguinte. O transporte iniciou no dia 18 de março (terça-feira), na divisa com Pernambuco, na BR-101, seguindo por municípios paraibanos até o km 120 da BR-230, no município de Riachão do Bacamarte.
Recomendação
A PRF recomenda aos motoristas que antecipem ou adiem viagens pelas BR-101 e 230 durante o período previsto para realização da escolta. Para aqueles que não puderem adiar a viagem, a orientação é buscar rotas alternativas para evitar transtornos.