Os deputados Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Ricardo Salles (PL-SP) unificaram os requerimentos de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A iniciativa tem o apoio da bancada ruralista.
Ex-ministra da Agricultura de Jair Bolsonaro (PL) e um dos principais nomes da agropecuária no Congresso, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou que “ninguém aqui é contra reforma agrária, nós somos contra invasão de terra”.
Os deputados querem investigar as atividades, financiadores e possíveis práticas ilegais do movimento. Os pedidos são oficialmente protocolados quando têm ao menos 171 assinaturas, mínimo exigido pela lei.
O presidente da FPA (Frente Paramentar da Agropecuária), Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que a bancada apoiará em peso a criação da CPI. O grupo tem cerca de 300 congressistas.
Deputados disseram que, além da invasão de áreas privadas produtivas, em ações do MST há ainda “destruição de material genético, saque de tratores e máquinas, de gado, de óleo diesel”.
por: Georgina Luna