A comunidade brasileira que vive nos Estados Unidos está apreensiva com a nova política migratória do presidente Donald Trump. O republicano assinou ordens executivas para cumprir a promessa de deportação em massa de imigrantes que não tenham documentação em dia.
Até agora não está claro quais estrangeiros serão deportados neste primeiro momento, mas a expectativa é de que 11 milhões de imigrantes ilegais sejam obrigados a deixar o país. Cerca de 230 mil brasileiros que vivem irregularmente temem ser afetados pela medida.
Segundo o correspondente Eduardo Barão, a situação gera medo já que não se sabe como a deportação irá ocorrer na prática. Muita gente pensou que a deportação seria apenas de imigrantes que cometeram algum tipo de delito, seja nos Estados Unidos, seja no país de origem.
Mas o responsável pela fronteira, colocado por Donald Trump, disse que não, que a lei será cumprida de uma forma integral, se a pessoa está sem documentação, será deportada.
Há casos de brasileiros que estão nos Estados Unidos há mais de 40 anos, cujos filhos e netos, nasceram aqui e são americanos. Com isso, há as dúvidas de como fica a situação, se eles serão deportados ou todos vão embora. Não é uma situação muito fácil, brasileiros trabalham aqui, têm comércios abertos, então ninguém sabe como vai funcionar isso.
- BAND/UOL