Setor formal cresce 25,2% em dois anos, com saldo histórico de contratações e impacto na economia estadual
A construção civil na Paraíba vive um momento de expansão sem precedentes e vem se consolidando como um dos principais motores do mercado de trabalho no estado. De acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), o setor registrou um crescimento de 25,2% no número de empregos formais nos últimos dois anos. Esse avanço coloca a Paraíba como o quarto estado brasileiro com maior crescimento na área.
O desempenho é o melhor desde a criação da série histórica do Novo CAGED, em 2020, e reflete um cenário de aquecimento econômico impulsionado por obras públicas e privadas. Com mais de 52 mil trabalhadores formais empregados no setor, a construção civil já é responsável por 10% de todas as vagas de emprego no estado, além de concentrar 20,5% do saldo positivo de novas oportunidades de trabalho geradas em 2024.
Entre janeiro e outubro de 2024, a construção civil acumulou um saldo de 5.271 novas vagas, resultado da diferença entre admissões e desligamentos. Esse número representa um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Proporcionalmente, o setor superou áreas tradicionais como comércio, indústria e agricultura, ficando atrás apenas do setor de serviços em números absolutos.
Outro indicador relevante é o aumento de 19,4% nas admissões em comparação a 2023, evidenciando a crescente migração de trabalhadores para a construção civil.