Atualmente, sete de cada 10 compras feitas on-line são feitas pelo cartão de crédito. Com isso, os criminosos usam da criatividade e aproveitam para cometer fraudes, a partir das falhas de segurança em muitos sites, que facilitam a ação dos bandidos.
Ivana Pedretti foi uma das vítimas. Ela teve o cartão clonado em um site. “Fiz compras pela internet com o mesmo cartão, e depois de 24 horas apareceu outras compras que não fui eu que fiz. Até consegui o reembolso e outras tive que pagar”, conta.
Para se prevenir dos golpes, é preciso ter atenção aos sites onde se coloca os dados do cartão. Uma dica é evitar clicar em links recebidos por e-mail ou mensagem, não salvar os dados do cartão no navegador e, se possível, fazer compras com cartões virtuais de uso único, oferecidos nos pelos aplicativos bancários.
Renato Borba, professor do Instituto Brasileiro de Cibersegurança, compara o cuidado que devemos ter on-line com a nossa carteira. “É o mesmo, a gente protege, não deixa ninguém acessar a carteira, deixar livre em qualquer lugar. A gente precisa instalar sistemas de proteção como antivírus, sistema de verificação web pra identificar como que esse dado vai ser protegido de forma adequada”, diz.
BAND/UOL