Dia Mundial do Cuscuz mostra relação do alimento com a cultura do país

0
748
Dona LIa, dona do MEMORIAL DO CUZCUZ que fica localizado na Cidade do Ingá, Paraiba

Um prato com uma história que pode muito bem ser classificada como uma jornada épica e que se transformou num símbolo da cultura e do sabor nordestino. O cuscuz conquistou o Brasil e é parte da memória e da vida de muitas famílias, como a da jornalista Jusciane Matos, que nasceu na Bahia e hoje vive em Brasília.

Ela conta que come cuscuz desde criança e que o prato sempre foi o principal no café da manhã da família.

Em qualquer lugar do Brasil você encontra uma receita diferente de cuscuz. A diversidade é uma marca desse alimento, que tem origem no norte da África. Uma criação do povo berbere, que significa “homens livres”, conta o engenheiro agrônomo Saint-Clair Santos.

O prato chegou aqui com os portugueses. Depois foi adotado pelos indígenas até se popularizar no Nordeste. O milho, base do prato nas Américas, foi fundamental por ser bem adaptado na região. E, hoje, o cuscuz é importante não só para matar a fome, mas também para gerar renda, diz Saint Clair.

Aliás, este sábado (19) é o Dia Mundial do Cuscuz, merecidamente reconhecido como patrimônio da humanidade. Bela data para reunir a família e saborear essa comida que transcende o tempo e os países.

Com produção de Renato Lima.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui