Fim de uma Era

0
188

CORREIO DA PARAIBA

 Na tarde de 12 de abril de 2022, fui convidado para ir ao Palácio da Redenção, prestigiar a transmissão do cargo do Governador do Estado da Paraíba – Prof., João Azevedo, para o Presidente do TJPB – Des., Saulo Henriques de Sá e Benevides (um amigo de longas e boas datas, de amizade forjada no cerne do Judiciário-PB). 

                  Assim, como já era previsto, a solenidade de transmissão do cargo do Governo da Paraíba foi bastante concorrida por inúmeros amigos, parlamentares, advogados, secretários de Estado, mas, sobremodo, por considerável número de magistrados amigos Des., Saulo Benevides, a exemplo dos colegas capitaneados por Zeca Porto, Fred Coutinho e Maria das Graças que assumiu interinamente a presidência do TJPB. Em suma, estiveram presentes as mais diversas autoridades do nosso Estado; como: o notável empresário-proprietário do Sistema Correio de Comunicação, – Dr. Roberto Cavalcanti Ribeiro (brilhante senador da Paraíba, como atestam os anais do Senado), que ao cumprimenta-lo, vieram muitas lembranças… Do grande aprendizado e fortes emoções por mim vividas…

                   Sim…! Lembranças de intelectuais de escol da nossa pequenina, fecunda e reluzente Paraíba. Amigos que convivi e que já partiram para o plano espiritual, a exemplo de meu primo, meu mestre literato e, bom amigo Carlos Romero, um dos maiores ícones das letras da Paraíba; bem como, Luiz A. Crispim, F. Pereira Nobrega, Lena Guimarães e Walter Galvão; todos eles colunistas conceituados dentro e fora do Estado-PB. Queridos amigos que, muitos dos quais já pertenciam a Academia Paraibana de Letras; que em verdade, foram: “mitos da Crônica de Opinião na Paraíba”. 

                  Todavia, agora, tomo um fôlego, para discorrer sobre um extraordinário amigo – Severino Ramos -, mais conhecido de toda Paraíba como: Biu Ramos que, em verdade foi uma das figuras mais impares de todos os tempos do jornalismo, da comunicação da radiofonia e do serviço público; mas, sobretudo, na literatura paraibana, mediante o seu poder de cognição mental-intelectiva: “um homem que conviveu com o mundo além do seu tempo”, como me disse outro dia, o intelectual Des. Zeca Porto. Afinal, Biu Ramos é de fato, – Um Imortal! Mediante o condão da sua talentosa escrita e predestinada vida de homem público, cujo mesmo, foi valorizado pelos Governadores: João Agripino, Ernani Sátyro, Tarcísio Burity e, do seu amigo Ministro Abelardo Jurema. 

                  Por fim, registro, o que no dia 04/04/2020 escrevi no Facebook, quanto ao termino do impresso do Jornal Correio da Paraíba, dizendo: Fim de uma Era. Pois como aludiu o portal WSCOM, “o jornal CORREIO era o único que resistia na modalidade imprensa na Paraíba”. De fato é lamentável, especialmente, para quem começou a se inteirar como eu, do mundo da notícia e das demais modalidades jornalísticas, sobretudo, da Crônica de Opinião. Cujo segmento, comecei da Opinião do Leitor a Formação, De Opinião. Tudo pela Graça de DEUS, bem como, pela benevolência do Dr. Roberto Cavalcanti. Assim, comecei escrevendo no Ano 2000 e, por mais de uma década e meia me mantive escrevendo quase semanalmente sobre diversos temas, especialmente, de notícias pertinentes ao mundo jurídico da Paraíba e, do mundo literário propriamente dito. Numa média de publicações quinzenais, nas Páginas do CORREIO. Um periódico Campeão diário das últimas décadas da nossa Paraíba, uma terra pequenina, mas, fecunda e reluzente Paraíba. 

Felizardo de Moura Jansen – Advogado, escritor e membro da APLJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui