O município de Aguiar, localizado no sertão da Paraíba, é um dos mais impactados por fraudes relacionadas a descontos indevidos em benefícios do INSS. De acordo com uma investigação da Controladoria-Geral da União (CGU), 911 dos 1.427 pensionistas da cidade, ou seja, 63,84%, tiveram valores descontados em favor de associações, muitas vezes sem uma autorização clara.
Esse caso em Aguiar ilustra uma realidade comum em diversas pequenas cidades do interior nordestino. Ao todo, a CGU identificou 186 municípios brasileiros onde os descontos afetaram pelo menos metade dos benefícios analisados. Dentre esses, 19 cidades, incluindo Aguiar, apresentaram índices superiores a 60%. Todas essas localidades têm menos de 20 mil habitantes e estão localizadas a mais de 100 km da capital estadual.
Embora a maioria dos benefícios previdenciários concedidos entre 2019 e 2024 no Brasil seja destinada à população urbana (74%), os descontos indevidos afetam desproporcionalmente os segurados rurais. A CGU revelou que 67% dos benefícios com descontos eram de segurados da zona rural, que representam apenas 26% do total de beneficiários.
Além disso, o relatório destaca que os habitantes de áreas rurais, como em Aguiar, enfrentam dificuldades para acessar a internet e agências da Previdência Social, complicando o processo de cancelamento dos descontos e o recebimento de informações sobre os serviços oferecidos pelas associações.
Redação TVPS
Michelle Meira