O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), realizou a abertura da Expotec 2024, nessa terça-feira (6), no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento tem como tema “Sustentabilidade digital e inovação para um futuro viável” e vai até a sexta-feira (9).
A Secties realiza várias ações no evento, a exemplo do Fórum Celso Furtado: 50 anos do livro “O Mito do Desenvolvimento”, que termina nesta quarta-feira (7) e contou com a participação de 160 pessoas no seu primeiro dia. Entre as principais presenças está a viúva do autor, a jornalista Rosa Freire, que participa de uma programação com palestras e debates.
De acordo com o secretário Cláudio Furtado, a discussão promovida no Fórum Celso Furtado é atual e necessária. “Ele já discutia muito a questão do desenvolvimento regional, que tem uma pegada muito moderna, ou seja, estamos trazendo essa questão da sustentabilidade que hoje nós discutimos por ser um tema central”, comentou.
Ele enfatizou ainda a importância do tema da Expotec, e como conversa com a tecnologia e inovação. “Quando se fala em tecnologia, as pessoas estão pensando em novos dispositivos, mas a tecnologia cada vez mais se preocupa na melhoria do meio ambiente”, completou o secretário.
A gestora de programas da Secties, Elis Regina Barreiro, explicou sobre o processo que levou a realização do Fórum Celso Furtado. “Nós precisávamos fazer alguma programação para comemorar esse momento e por toda a importância que Celso teve como economista, além do fato de ser paraibano, então pensamos no Fórum para trazer especialistas, pessoas que têm muito conhecimento na teoria de Celso Furtado para falar com os estudantes”.
Ainda entre as ações da Secties, está incluído um Demoday com apresentações dos negócios de impacto do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação; e um estande interativo com realização de jogos e exposição dos projetos e programas da pasta e instituições parceiras.
Além disso, será realizada a “Hackathon – Camping Digital” – competição que reúne programadores para desenvolver a melhor solução para um determinado desafio – em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), com o objetivo de promover soluções inovadoras e tecnológicas, de acordo com o tema do evento.
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, comemorou o número de inscritos do hackathon, que chegou a 220, e ressaltou a importância da maratona para a Paraíba. “Essa é a oportunidade de levar problemas para os jovens que serão solucionados através da tecnologia e inovação. Fico entusiasmada com o resultado que poderemos ter, porque serão novas mentes pensando e espero que eles possam trazer soluções viáveis para o estado da Paraíba”, destacou.
Para Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), o tema da Expotec é importante para incentivar a criação de novas tecnologias com o intuito de preservar o meio ambiente. “Precisamos pensar sobre isso e principalmente agir, com uma tecnologia que resolva o problema na Caatinga, no nosso semiárido, o problema da água. Precisamos tomar consciência de que é grave e além de tomar a iniciativa, cobrar de quem possa fazer mais”.
PARAIBA.COM.BR