O inverno nas cidades do Sertão da Paraíba está sendo mais quente em 2023 por causa do fenômeno El Niño, que está causando uma onda de calor em quase todo o Brasil ao longo desta semana. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a região é a única do estado a ser levemente afetada pelo fenômeno, que aumentou a temperatura máxima em cerca de 2°C.
Segundo Marle, as condições climáticas da faixa que vai do Agreste até o Litoral, fazem com que apenas o Sertão e Alto Sertão seja atingido pelo El Niño. “Na parte leste do estado temos uma configuração climática em que há um vento de Sudeste nesta época do ano Como é outra circulação de ar, esta faixa acaba não sendo atingida”, diz.
No caso das cidades do Sertão, que estão em alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor, conforme o Inmet, a Aesa tem registrado temperaturas máximas levemente mais altas que, apesar de serem diferentes da média para a época do ano, já eram esperadas.
Fonte: g1.com