Segundo o Procon, 10 distribuidoras de combustíveis foram notificadas na última quarta-feira (9) e o órgão pediu as notas de compra dos combustíveis
Vinte e três postos de combustíveis de João Pessoa foram autuados na manhã de desta sexta-feira (11), pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) devido à alta nos preços da gasolina antes mesmo da aplicação do reajuste previsto pela Petrobras.
Além de seguir as denúncias dos clientes, o Procon-JP está embasado pela pesquisa de preços realizada no último dia 9”, disse o órgão.
O secretário Rougger Guerra explica que, apesar do reajuste para a gasolina (18,7%) e para o óleo diesel (24,9%) anunciado pela Petrobras só começar a valer nas refinarias a partir desta sexta-feira, alguns postos já começaram a aumentar o preço da gasolina na quinta-feira (10), antes da implementação oficial do reajuste.
“Não há explicação para a antecipação desse aumento. E quem for pego praticando esse tipo de irregularidade vai sofrer todas as sanções previstas em lei, que vão desde multas à suspensão temporária das atividades”.
Segundo o Procon, 10 distribuidoras de combustíveis foram notificadas na última quarta-feira (9) e o órgão pediu as notas de compra de todos os tipos de combustíveis para avaliar a evolução dos preços nos últimos 15 dias. “Então, estamos prontos para coibir qualquer abusividade por parte dos postos, disse o secretário
Atendimentos do Procon-JP
- Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá
- Orientação e dúvidas: 0800 083 2015
- Instagram: @procon_jp
- Procon-JP na sua mão: 83 98665-0179
- WhatsApp Transporte público: 83 98873-9976
Campina Grande
O Procon de Campina Grande disse nesta sexta-feira (11) que está fazendo pesquisas de preços de combustíveis com o objetivo de avaliar e comparar os valores cobrados pelos postos de revenda campinense nesta semana, após o aumento anunciado pelas refinarias.
“Paralelo à pesquisa, equipes de Fiscalização do Procon-CG estão realizando uma Operação Especial por toda a cidade, visando coibir a prática de aumento abusivo, bem como a revenda de combustível que já estava em estoque, com valores reajustados irregularmente. Até o momento, dois postos já foram autuados por aumentarem os valores antes do previsto”, informou o órgão.
A população de Campina Grande pode fazer denúncia no Procon municipal através do telefone 151 ou pelos telefones da fiscalização: (83) 9.8186-3609 ou (83) 9.8185-8168.
Veja preços em tempo real
O aplicativo “Preço da Hora”, do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), traz preços em tempo real de produtos comercializados na Paraíba, inclusive dos combustíveis. A ferramenta está disponível para Android e iOS.
Por volta das 14h, ainda era possível encontrar diversos estabelecimentos vendendo combustíveis com preços inalterados após o reajuste anunciado pela Petrobras. O menor valor encontrado naquele horário foi R$ 6,37 em um posto da Rede Expressão no bairro da Torre, em João Pessoa.