Mais vigilantes, câmeras, catracas: saiba como UEPB está reforçando segurança no campus após caso de homicídio

0

Instituição está ampliando sistema de câmeras de vigilância e deve instalar catracas para controle de acesso em todos os prédios do campus

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está reforçando as medidas de segurança no campus de Campina Grande após um homicídio ocorrido dentro do Centro Acadêmico da unidade de ensino, no último dia 3 de abril.

Por conta do ocorrido, as aulas foram suspensas e serão retomadas na próxima segunda-feira (28) e o período letivo foi estendido até o dia 27 de junho.

Desde então, a universidade já começou a tomar medidas para aumentar a segurança no campus. São elas:

  • aumento de rondas policiais nas vias públicas;
  • aumento do sistema de vigilância física e eletrônica e incremento de agentes de portaria, que estarão nas entradas de acesso aos prédios do Campus I;
  • instalação de câmeras embarcadas com inteligência artificial em todo o perímetro interno da UEPB, em Campina Grande, as quais serão conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Estado.

Segundo a instituição, o sistema de câmeras de vigilância conta atualmente com 480 câmeras. Ainda não foi divulgado o número exato de câmeras que serão instaladas, porém, o estudo feito por especialistas em segurança visa não deixar “pontos cegos” dentro do perímetro da universidade.

De acordo com a instituição, outras medidas estão sendo implementadas de forma gradativa:

  • melhoria da iluminação e poda das árvores;
  • construção de corredores de fuga e saídas de emergência;
  • instalações de alarmes, sinalizações e hidrantes, adequações de acessibilidade;
  • instalação do sistema de catracas de controles de acesso, inicialmente como projeto piloto na Central Acadêmica Paulo Freire, e posteriormente, após avaliação, será expandido para outros prédios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui