Nova tecnologia promete revolucionar a TV aberta com mais interatividade, qualidade e inclusão digital; lançamento comercial está previsto para 2026
A secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, e o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Diniz, participaram nesta terça-feira (29) da inauguração da transmissão experimental da TV 3.0 pela TV Globo. A nova tecnologia, que será lançada nacionalmente em breve, promete transformar a TV aberta em uma plataforma interativa, conectada e sob demanda. A cerimônia foi realizada nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro e marcou as comemorações dos 100 anos do Grupo Globo e dos 60 anos da TV Globo.
A iniciativa também simboliza o início de uma nova era para a radiodifusão brasileira. A TV 3.0 integrará o sinal da TV aberta com a conectividade da internet, oferecendo recursos como som imersivo, imagem em 4K, interatividade, conteúdos personalizados, datacasting e novas oportunidades de comercialização.
“Este avanço tecnológico representa um novo capítulo na história televisiva, trazendo mais qualidade, interatividade e acessibilidade para milhões de brasileiros”, afirmou Sônia Faustino.
O presidente do Grupo Globo, Paulo Marinho, destacou que a nova estação experimental marca o início de uma nova era para a televisão aberta no Brasil. “A parceria entre todos nós do setor é fundamental para construirmos uma indústria mais forte, uma televisão mais resiliente, um país mais saudável e com mais acesso para todos. O Brasil merece e precisa de uma TV aberta forte, democrática, gratuita e cada vez mais digital”, disse.
O lançamento comercial da TV 3.0 está previsto para 2026. Até lá, a fase de testes permitirá aprimorar a tecnologia e garantir que ela chegue à população com o máximo de qualidade e alcance, reforçando o compromisso do Ministério das Comunicações com a inovação, a inclusão digital e o fortalecimento da TV aberta no país.
“A mudança para a TV 3.0 mostra o dinamismo que o setor tem imprimido no avanço da tecnologia para a radiodifusão brasileira”, destacou Wilson Diniz.
O evento reuniu autoridades e representantes do setor, como o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira; o presidente da Anatel, Carlos Baigorri; e o presidente da Ancine, Alex Braga Muniz.