Por: Georgina Luna
Diplomatas brasileiros e ministros do governo Lula criticaram, nos bastidores, o xingamento proferido pela primeira-dama Rosângela da
Silva, a Janja, contra o bilionário Elon Musk, dono do X.
Janja xingou o bilionário, que foi um dos principais apoiadores da campanha vitoriosa de Donald Trump, durante participação em um evento paralelo ao G20 que abordava o tema da desinformação.
Na ocasião, a fala da primeira-dama foi interrompida por uma falha no som e ela brincou: “Acho que é o Elon Musk”. Em seguida, emendou: “Eu não tenho medo de você, inclusive. F*ck you, Elon Musk”.
Diplomatas do alto escalão do Itamaraty classificaram a fala de Janja como “desnecessária” e avaliaram que ela tem potencial para atrapalhar mais a já provável difícil relação entre os governos Lula e Trump.
Musk, vale lembrar, foi anunciado por Trump na terça- feira (12/11) como futuro chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) em seu futuro governo.
Pedindo reserva, ministros de Lula também criticaram Janja. Nas palavras de um influente auxiliar presidencial, a primeira-dama “passou do ponto” com a declaração.