Entre os três setores analisados, a área de serviços teve maior destaque na economia paraibana.
Por g1 PB
A nova projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) indica que a economia da Paraíba deverá registrar um crescimento de 6,8%, a maior taxa de expansão entre todos os estados brasileiros, segundo a revisão de setembro do estudo ‘Resenha Regional de Assessoramento Econômico’, realizada pelo Banco do Brasil. Em maio deste ano, o mesmo estudo já havia apontado que o estado teria a maior previsão de crescimento do país, com uma taxa de 4,8%
A projeção atual mostra que o crescimento da Paraíba é mais que o dobro da média do Brasil (3%) e também supera a média da Região Nordeste (3,4%). No ranking das maiores taxas de crescimento econômico para 2024, além da Paraíba, destacam-se os estados do Tocantins (5,8%), Amapá (5,8%) e Rio Grande do Norte (4,4%).
O setor de serviços na Paraíba é o principal motor da economia estadual, com a expectativa de encerrar o ano com um crescimento de 7,2%, em comparação com a média nacional de 3,3% e a do Nordeste de 3,8%.
O estudo também ressalta que, em relação ao setor de serviços, investimentos significativos estão sendo realizados em infraestrutura, incluindo as BR-116 e BR-230, apontadas como importantes para o escoamento de produtos. Além disso, o projetos hídricos Canal Acauã-Araçagi, inaugurado em 30 de agosto, também é indicado como fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar.
No setor da indústria, a Paraíba, com uma expansão projetada de 5,6%, tem uma previsão de crescimento superior à do Brasil e do Nordeste, cujas taxas são de 3,4% e 5,0%, respectivamente.
No PIB da agropecuária, a Paraíba apresenta uma taxa de crescimento de 6,7%, enquanto o Brasil e o Nordeste enfrentam projeções de queda, com -1% e -2,2%, respectivamente.