Paraíba recebe três alertas de chuvas intensas sendo um deles vermelho de ‘grande perigo’; veja locais

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas de  para várias cidades paraibanas nesta quarta-feira (21). O órgão também fez algumas recomendações para os moradores dessas cidades. Confira a lista abaixo.

O primeiro alerta é o vermelho, com o grau de severidade de grande perigo.De acordo com o instituto, pode chover superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Existe grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. O alerta terminou às 15h desta quarta-feira (21).

Para os municípios que receberam o alerta laranja, com grau de severidade perigo, a expectativa é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta terminou às 23h59 desta quarta-feira (21).

Já o alerta amarelo, de perigo potencial, todas as cidades da Paraíba estão sob o aviso que tem a previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos que podem chegar entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta terminou às 23h59 desta quarta-feira (21).

O instituto faz algumas recomendações para os moradores destas cidades, como:

  • Evitar enfrentar o mau tempo;
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas
  • Evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;

Em casos mais extremos é preciso ter os seguintes cuidados:

  • Desligar os aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
  • Observe alteração nas encostas.
  • Permanecer em local abrigado.

Em casos de dúvidas, problemas ou mais informações as pessoas podem ligar para os números da Defesa Civil – 199, e do Corpo de Bombeiros – 193.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui