Paraibana é aprovada em sete universidades nos Estados Unidos

0

Ela decidiu cursar Ciências da Computação e Educação na University of North Carolina at Chapel Hill

A paraibana Alice dos Santos, ex-aluna do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), foi aprovada em sete universidades dos Estados Unidos, entre 2023 e 2024. Aos 20 anos, ela decidiu cursar Ciências da Computação e Educação na University of North Carolina at Chapel Hill (UNC-Chapel Hill), uma das mais importantes do país, após garantir uma bolsa integral. A viagem está marcada para agosto deste ano.

Natural de Nova Olinda, município com pouco mais de seis mil habitantes localizado no Vale do Piancó, Alice fala sobre a conquista.

“Ser aceita em uma universidade como a UNC-Chapel Hill e com bolsa de 100% é aquele tipo de acontecimento que leva tempo para a ‘ficha cair’. Ainda não parece real”

Criada em uma família humilde do interior da Paraíba, a jovem também reconhece os desafios enfrentados até aqui.

“Como uma menina criada em uma família humilde do interior da Paraíba, em Nova Olinda, sei muito bem das dificuldades para se ter acesso a uma educação tecnológica de ponta como a do IFPB. Reconheço as barreiras quebradas que essa conquista representa para mim, minha família e meu estado”

Alice iniciou seus estudos no Campus Itaporanga do IFPB, experiência que ela descreve como um divisor de águas. Foi lá onde ela teve o primeiro contato com tecnologia de ponta e professores altamente qualificados, o que despertou sua paixão pela área.

“Foi apenas no IFPB que pude realizar uma pesquisa científica, publicar um artigo científico em revista internacional e ser bolsista em um projeto de extensão para dar aulas de Programação e Robótica gratuitas! Também foi no IFPB que enxerguei o meu potencial como jovem líder e a possibilidade de sonhar sem barreiras”, afirma.

Ela iniciou o processo seletivo em agosto de 2023 com o apoio do programa University Placement, da Academia Latino-Americana de Liderança (LALA), voltado à colocação universitária de jovens latino-americanos.

“O processo envolve diversas etapas que visam construir uma visão holística de você como candidato para os oficiais de admissão das faculdades”, explica.

No primeiro ano de candidatura, em 2023, foi aceita na University of British Columbia, University of Wisconsin – Madison, University of Colorado at Boulder e Stetson University. No entanto, não conseguiu bolsa suficiente para iniciar os estudos. Persistente, retomou o processo em 2024 e foi novamente aprovada, dessa vez na UNC-Chapel Hill, University of Wisconsin – Madison e University of Connecticut.

“Em 2024, com a ajuda do University Placement e dos meus professores, que confiaram mais uma vez no meu potencial e nesse sonho distante de estudar fora, consegui ser aprovada em três faculdades”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui