Presidentes de partidos organizam “fila” dos presidenciáveis de direita para 2026

0
76

 

Os presidentes dos partidos que apoiaram a candidatura à reeleição de Jair Bolsonaro – PL, PP e Republicanos – estão trabalhando juntos nos bastidores para fixar uma mínima coordenação entre os pré-candidatos da direita à Presidência da República. Ao mesmo tempo, tentam atuar na perspectiva de unidade nas eleições de 2026. Essa movimentação está sendo observada de perto pelo PSD, enquanto União Brasil, PSDB e Podemos mantêm distância neste momento.

Os três caciques partidários envolvidos no ordenamento rumo à desejada candidatura unificada ao Planalto – Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP) e Marcos Pereira (Republicanos) – já estão reforçando a defesa de uma agenda conservadora nos costumes e liberal na economia como o ponto de partida da plataforma comum. Além disso, eles administram a influência de Bolsonaro, tornado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), agora no estratégico papel de apoiador.

Nesse pacto, sem alarde, a “fila” de pré-candidatos montada pelo trio tem a seguinte ordem preliminar: os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD-PR) e a senadora Tereza Cristina (PP-MS), sem qualquer chance no momento para se considerar outros nomes.

A escolha final vai depender das condições objetivas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser reeleito ou de fazer o seu sucessor, sobretudo no contexto econômico.

Para analistas e parlamentares consultados pela Gazeta do Povo, a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina é a opção com menos incertezas diante dos cenários e do cálculo político, por ser uma parlamentar com ainda sete anos de mandato e associada ao agronegócio, setor que tem registrado atritos com o governo. Quanto a Tarcísio, o governador de SP tende a buscar a reeleição. Zema e Ratinho Jr., por sua vez, têm eleição virtualmente certa para o Senado em 2026, último ano das suas segundas gestões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui