O candidato a vereador de João Pessoa, Dr Tarcísio Campos (PSD), defende a implantação de gratificação de periculosidade aos profissionais da saúde que trabalham nas Estratégias Saúde da Família, antigos PSF’s em áreas de risco em João Pessoa, pois a violência é uma realidade presente, segundo confirmou estudo do Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2020, onde cerca de 80% dos médicos brasileiros relataram ter sofrido algum tipo de violência no exercício da profissão.
O estudo do CFM, realizado em parceria com a ONG “Mexeu Com Um, Mexeu Com Todos”, também apontou que a violência verbal foi a mais frequente (74,4%), seguida da violência física (25,2%) e da violência psicológica (13,6%).
Dr Tarcísio defende esse tipo de benefício e proteção a todos os profissionais de saúde que também estão mais expostos nos postos de trabalho localizados em áreas de risco e de alta vulnerabilidade social. “Precisamos cuidar e respeitar de quem cuida da saúde de nossa população, por isso, será um Projeto de Lei que apresentaremos na Câmara Municipal de João Pessoa”, destacou.
“A violência é uma chaga que atinge os profissionais da saúde em qualquer ambiente, e se formos levar em conta, as áreas de risco, a probabilidade é bem maior, por isso, também defendemos a manutenção da rede de iluminação pública, a realização de rondas estratégicas ou até mesmo posto fixo da Guarda Municipal nos PSF’s”, lembrou Dr Tarcísio Campos.
REDAÇÃO TV PONTA DO SEIXAS