Foi divulgada nesta quarta-feira (23) a edição 2023 do Ranking de Competitividade dos Estados, criado há 12 anos pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre os estados nordestinos, a Paraíba é o segundo mais competitivo, perdendo o posto de primeiro colocado para o Ceará, que liderava até 2021.
A classificação no ranking considera pontos distribuídos entre 99 indicadores relacionados a infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação.
No ranking geral, a Paraíba é o 13º estado mais competitivo do país. O primeiro segue sendo São Paulo. A classificação (veja logo abaixo) foi divulgada pelo Estadão.
Em segurança pública, o de maior peso na pontuação do estudo, a Paraíba é o 3º estado com melhor desempenho, atrás apenas de Santa Catarina e Distrito Federal. Em 2022, a Paraíba ocupava a sexta posição.
Paraíba também foi bem em Infraestrutura, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal e Eficiência da Máquina Pública. Por outro lado, foi mal em Educação, Capital Humano e Sustentabilidade Social.
Indicadores da Paraíba
Segurança +3 (3º)
Infraestrutura +1 (5º)
Inovação -4 (9º)
Capital Humano -6 (26º)
Educação -3 (20º)
Potencial de Mercado +4 (23º)
Solidez Fiscal +3 (10º)
Eficiência da Máquina Pública +3 (15º)
Sustentabilidade Social -3 (18º)
Sustentabilidade Ambiental +2 (16º)