RELATOR VOTA CONTRA A CASSAÇÃO DE MORO E DIZ QUE PT ‘QUER IMPEDIR SENADOR DE PARTICIPAR DA VIDA POLÍTICA’

0
22

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná iniciou o julgamento da ação eleitoral que pode levar à cassação do senador Sergio Moro (União Brasil) por suposto abuso de poder econômico. As acusações, feitas pelo PL e pelo PT, alegam gastos excessivos durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

No entanto, o relator do processo, juiz Luciano Carrasco Falavinha, rebateu as teses das siglas autoras, destacando a necessidade de comprovar situações específicas para configurar o abuso de poder econômico.

Ele também enfatizou que as despesas da pré- campanha devem ser avaliadas de forma restrita ao Estado do Paraná, não sendo suficiente somar todos os gastos para concluir que houve abuso, e destacou que o tribunal não julgará os “erros e acertos” da Operação Lava Jato. “Não há previsão legal sobre gasto de pré- campanha, por mais que o limite de campanha possa ser utilizado como uma referência.” Lembrando que o TSE impediu a candidatura de Moro por São Paulo após uma ação do PT, Falavinha ainda declarou que “[o partido] busca, ao que parece, impedir o investigado de participar da vida política”.

POR: GEORGINA LUNA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui