Desde o final do ano passado, começaram a surgir denúncias sobre problemas no recebimento de dinheiro dos clientes da empresa de criptomoedas paraibana, BraisCompany.
Com a fuga dos proprietários, está cada vez mais incerta a situação dos clientes que depositaram a confiança e as economias da vida inteira, em um empreendimento que prometia muitas vantagens e que só entregou transtorno.
A fama da BraisCompany ultrapassou as fronteiras do estado, dando fama e prestígio ao proprietário, que era visto muitas vezes ao lado de celebridades nacionais como Falcão, Neymar, Romário e Ronaldinho Gaúcho.
Nessa matéria nós iremos mostrar quais foram as empresas, clubes e influencers que fecharam algum tipo de patrocínio com a BraisCompany e os possíveis prejuízos causados com essa parceria.
Lucas Veloso
Um dos principais críticos da empresa é o humorista Lucas Veloso. O filho do saudoso Shaolin, tinha uma parceria antiga com a empresa, usando suas redes sociais para fazer propaganda do projeto. Após ser alertado por pessoas de dentro da BraisCompany sobre os graves problemas financeiros, Lucas começou a fazer vídeos questionando e alfinetando os responsáveis, principalmente o dono, Antônio Ais.
O principal problema de Lucas foi o prejuízo quase milionário em um patrocínio acordado para um filme. Lucas e os produtores tiveram um desfalque de R$400 mil reais na produção do longa que era um sonho do jovem humorista paraibano.
Celino Neto
Um dos mais conhecidos colunistas sociais da Paraíba, Celino Neto, também usava suas redes sociais para fazer propagandas da BraisCompany. Celino revelou estar tomando remédios para controlar as crises de ansiedade provocadas após os problemas com a empresa campinense.
Nos storys de seu Instagram, ele abriu uma caixa de perguntas e respondeu questionamentos de seus seguidores, “Você tem investimento na Brás ou só divulga?”.
Em resposta às perguntas, Celino desabafou: “Você acha que se eu fosse só parceiro, eu viveria nessa angústia? No início, foi só divulgação da Braiscompany, mas depois de um tempo virei investidor”.
Treze Futebol Clube
Um dos maiores clubes do estado também firmou parceria com a BraisCompany. Pensando em atrair clientes, a empresa procurou um dos dois grandes times da Rainha da Borborema, para ter a sua marca estampada na camisa do Galo da Borborema no ano de 2022.
Em conversa com o Polêmica Paraíba, Lucas Medeiros, coordenador de marketing e comunicação do clube, afirma não ter existido problemas com a Brais. “A relação da empresa citada com o Treze Futebol Clube sempre foi a melhor possível, sendo pautada no respeito, compromisso e transparência. Em nenhum momento houve nenhum tipo de de insatisfação em nenhuma das vias, tanto que, ao fim do vínculo, as portas do Treze ficaram abertas para a renovação com a empresa, o que não foi possível devido a motivos de força maior”.
Lucas também citou que o valor acordado foi bom para o Treze, “Foi um valor justo, considerando as circunstâncias do período. Foi um parceiro importante no aspecto financeiro para a temporada 2022 do Treze”.
Celebridades do Futebol
Antônio Neto ostenta em suas redes sociais, várias fotos com famosos do futebol. Ele chegou a promover e patrocinar grandes eventos, com presença de famosos, com os ex-jogadores de futebol Ronaldinho Gaúcho e D`Alessandro.
O jogo festivo foi o Legends Games Brasil que teve duas edições realizadas, sendo a última em novembro do ano passado, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. O ex-jogador de futsal Falcão, que aparece em imagens de eventos solidários da empresa, informou por meio de sua assessoria que o atleta nunca fez publicidade e também não possui investimentos na Braiscompany.
Acelino ‘Popó’ Freitas
O ex-Campeão Mundial de Boxe, era mais um dos influencers que fazia propaganda da empresa em suas redes sociais. Mas a parceria ajudou financeiramente na esperada volta de Popó aos ringues contra o youtuber Whindersson Nunes, a BraisCompany teve sua logo estampada em todas as fotos promocionais e na roupa usada pelo lutador em sua entrada antes da luta. “A Braiscompany patrocina o Popó porque ele merece muito, é um ídolo, é o maior do boxe e é digno de todas as honras possíveis. Eu, como pessoa e empresário, sou fã da determinação desse cara”, citou Antônio Neto.
Após o escândalo explodir no mês de janeiro, Popó reclamou do antigo amigo em uma live, onde o proprietário tentava explicar a situação da empresa para os clientes. O tetracampeão mundial de boxe revelou para os seus seguidores, ter tido um prejuízo de R$ 1,2 milhão na Braiscompany.
Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal
Por ironia do destino, em novembro de 2022 Antônio Neto, patrocinou o XV Jogos Nacionais dos Servidores da Polícia Federal (Joids). A competição envolvia mais de mil policiais federais de todo país que se enfrentaram em diversos esportes, como o futebol, futsal, natação, voleibol, atletismo, vôlei de praia, xadrez, tiro, tênis de mesa, entre outros.
Antes de ser procurado e investigado pela própria Polícia Federal, o dono da BraisCompany recebeu vários elogios do Presidente Nacional da Ansef, Carlos Alberto Tartarone. “A união com a Braiscompany sem dúvidas vai durar por muito tempo e é muito importante para Ansef. Nós temos alguns projetos sócio-culturais, ligados ao combate à exploração infantil, educação ecológica, antidrogas e, por meio deles, levamos informação e prevenção sobre esses temas, principalmente para jovens. A Brais será nossa parceira nesses projetos”.
Fonte: Polêmica Paraíba