Semana começa com chuvas volumosas em grande parte do Nordeste

0
185

Alerta de tempestade vale desde o leste do Rio Grande do Norte até o leste do Sergipe

Parte do Nordeste continuará a sofrer nesta segunda-feira (4) com os efeitos de fortes chuvas, provocadas por um fenômeno conhecido como “Ondas de Leste”, que são alterações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, gerando nuvens muito carregadas na costa leste nordestina.

Segundo a Climatempo, o dia será instável com chuva forte e frequente desde o leste do Rio Grande do Norte até o leste do Sergipe. Previsão de grandes acumulados nas capitais Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. Também chove em vários momentos no leste e sul da Bahia.

O governo federal reconheceu nesta segunda-feira (4) a situação de emergência em 15 cidades de Alagoas, Amazonas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Em Alagoas, pelos menos duas pessoas morreram por causa das chuvas.

Chove com risco de trovoadas em São Luís, no litoral do Piauí, norte e litoral do Ceará.

Também há previsão de chuva forte no leste do Amapá. Em Roraima e no norte do Amazonas e do Pará, as pancadas de chuva acontecem intercalando aberturas de sol, o ar continua abafado no decorrer do dia. Não chove no Acre, em Rondônia e no estado do Tocantins.

Grande parte do centro e interior do Brasil ainda está sob influência do ar seco, que impede a formação de nuvens de chuva. Não chove nos três estados do Centro-Oeste e na região do Distrito Federal, em São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e no interior do Espírito Santo. Em Vitória, dia de sol e calor, mas com pancadas isoladas a tarde.

O tempo seco predomina no Paraná e não chove. A umidade relativa do ar entra em declínio no norte paranaense com índices inferiores a 30% no período da tarde. Baixa umidade do ar em Palmas, interior da Bahia, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e interior de Minas.

Santa Catarina continua com tempo firme, mas com rajadas de vento ao longo do dia, de até 50 km/h. No Rio Grande do Sul, o tempo fica instável com pancadas de chuva a qualquer hora no oeste e sul gaúcho. Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria continuam com tempo firme.

Fonte: CNN BRASIL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui