QUEDA NOS CASOS
Após o Brasil apresentar uma tendência de queda pelo 22º dia seguido de casos da Covid-19, o debate sobre a flexibilização do uso de máscaras foi retomado. Na próxima segunda-feira (7), por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro deverá se tornar a primeira capital brasileira a liberar a obrigatoriedade do item por completo, em ambientes abertos e fechados, e outras cidades já se movimentam para dispensar a proteção pelo menos ao ar livre.
Além do Rio, ao menos sete outras capitais, e o distrito federal, deverão flexibilizar o uso do acessório nos próximos dias, mas apenas em ambientes abertos.
Liberação em ambientes abertos:
- São Luiz: Na capital do Maranhão já está liberada a circulação sem máscara em ambientes abertos.
- Cuiabá: Está liberada a circulação sem máscara em ambientes abertos.
- Belo Horizonte: Prefeitura da cidade publicou um decreto nesta sexta-feira, que já está em vigor, em que dispensa a obrigatoriedade da máscara ao ar livre.
- Brasília: Governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, ontem (3), a liberação do uso de máscaras em locais abertos.
- São Paulo: Ontem (3), o governador João Doria (PSDB) afirmou que “há uma boa tendência” para a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos no estado. A decisão será tomada em reunião do comitê científico na próxima terça-feira.
- Goiânia: Pretende avaliar a flexibilização do decreto que obriga o uso de máscaras no estado duas semanas após o Carnaval.
- Porto Alegre: No Rio Grande do Sul, o governo dispensou a obrigatoriedade da proteção facial para crianças menores de 12 anos.
- Florianópolis: O governo de Santa Catarina liberou na última quarta-feira o uso de máscaras para crianças entre 6 e 12 anos.
As medidas que flexibilizam o uso do item seguem uma tendência mundial em locais onde a pandemia está em estágio de desaceleração. No último mês, países como Itália e Espanha, que haviam retomado a obrigatoriedade da máscara ao ar livre no fim do ano passado para conter a variante Ômicron, anunciaram o relaxamento da medida.
- Com informações O Globo