Crescimento em março foi puxado pelos segmentos de serviços como transporte de passageiros e de transporte de cargas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta terça-feira (16), que o setor de serviços cresceu 10,7% no estado, durante o mês de março, com relação ao mesmo período em 2022. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).
A Paraíba, Piauí e Maranhão foram os três estados da Região Nordeste onde o setor de serviços teve uma taxa de crescimento acima de dois dígitos em março. Na comparação de março e fevereiro de 2023, a Paraíba apresentou alta de 3,4%, também mais alta que a média nacional (0,9%).
O aumento do mês de março, comparado com o mesmo período de 2022, foi ocasionado especialmente pelos segmentos de serviços como transporte de passageiros e de transporte de cargas.
Já o crescimento acumulado do primeiro trimestre de 2023 foi impulsionado pelos aumentos de receita nos ramos de locação de automóveis; restaurantes; hotéis; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e serviços de bufê.
A PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos estados.