Taxa de abandono ao tratamento contra tuberculose na PB é duas vezes maior que a nacional

0
42

Segundo o boletim epidemiológico anual da Secretaria de Estado da Saúde (SES), índice é de 9,5%, enquanto o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 5%

A Paraíba registrou uma taxa de abandono ao tratamento da tuberculose de 9,5%, segundo o boletim epidemiológico anual da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira (28). O índice é quase o dobro do estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 5%.

O levantamento também indica que em 2021 foram notificados 1.283 novos casos do agravo. Comparado ao ano anterior, houve um aumento de 139 casos nas notificações.

O abandono ao tratamento da tuberculose pode causar uma resistência ao medicamento utilizado no combate ao agravo, sendo necessária a reavaliação terapêutica e prolongamento do processo. No Boletim, a SES ressalta que é preciso garantir o acesso adequado aos serviços na saúde primária, atentar para sinais da tuberculose semelhantes aos da covid-19, bem como manter as atividades de monitoramento e qualificação sobre as notificações.

Pandemia afetou tratamento

Conforme a a chefe do Núcleo de Doenças Crônicas Negligenciadas (NDCN), Anna Stella Pachá, a pandemia de Covid-19 afastou os pacientes do tratamento.

“Tivemos um impacto maior no abandono de tratamentos da tuberculose em virtude da pandemia, quando muitos pacientes não procuraram os postos para dar continuidade ao processo de cura. Para esses casos, bem como para outros de abandono, orientamos que seja feita a busca ativa e uma nova investigação diagnóstica, para avaliar o paciente”, reforça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui