Tripla infecção: Brasil tem mais de um caso de contaminados com covid-19, gripe e resfriado ou dengue ao mesmo tempo

0
42

RELAXAMENTO NA PREVENÇÃO

Esta semana foi diagnosticada uma médica de 49 anos, moradora de Botucatu (SP) infectada por três vírus respiratórios ao mesmo tempo: covid-19, influenza e resfriado. Na terça-feira (4), um homem também apresentou tripla infecção, em Aparecida de Goiás. No caso, ele foi acometido de covid-19, gripe e dengue.

No caso de São Paulo, a mulher começou a sentir os sintomas gripais no dia 19 de dezembro e procurou atendimento médico no dia 21. Após realização de exames, foram detectados os três vírus. O exame apontou a presença do vírus da Sars-Cov-2 (causador da Covid-19), o da Influenza A (provavelmente o da H3N2) e de um adenovírus, responsável pelos resfriados comuns. O exame não inclui o sequenciamento genético para o vírus da Covid, porém a suspeita é que possivelmente trata-se da variante ômicron.

Apesar da tripla infecção, a médica apresentou apenas sintomas leves e foi isolada. Logo após recebeu alta para retomar as atividades profissionais. Ninguém na casa dela foi infectado (marido, dois filho e a mãe idosa).

Especialistas apontam que os casos de infecção dupla ou tripla se devem à banalização da pandemia e superexposição a vírus respiratórios, principalmente depois de um período de grande flexibilização.

De acordo com o G1, duas semanas antes de procurar o consultório, a médica participou de um grande torneio de beach tennis, com participação de mais de 50 pessoas, depois foi a um encontro de amigas em uma adega e por fim participou de um encontro familiar durante as festas de fim de ano.

Alexandre Naime, médico que tratou a mulher, destacou que o caso serviu ainda para mostrar não só a importância de manutenção das prevenções sanitárias, especialmente num momento de avanço de uma variante altamente transmissível, como a ômicron, mas principalmente a eficiência da vacinação, que impede a evolução das infecções para internações e óbitos.

Outro caso, com dengue

Em Goiás, apesar do diagnóstico de tripla infecção (covid-19, gripe e dengue), o homem apresentou apenas sintomas leves e não precisou ser hospitalizado. Ele já havia tomado as duas doses da vacina. Mesmo com a situação estável, a família do homem ficou apreensiva, já que todos se reuniram nas festas de fim de ano, e a esposa dele, de 52 anos, também foi diagnosticada com covid-19 e tem comorbidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui